Tensão remanescente

 

A tensão remanescente  é o efeito que o chassi guarda logo após o desempeno, como se ainda forçasse para permanecer empenado.
Nos casos de torções, deslocamentos diagonal e flexões laterais, deve-se aplicar calor principalmente nas fixações das travessas junto ao chassi. O calor ajudará ou eliminará as tensões do empeno, fazendo que o desempeno seja definitivo, o calor deve ser de aproximadamente 800ºC (veja a tabela de calor por cor na pagina de desempeno por chama).





Sempre antes da conferência, retira-se as tensões remanescentes.
Nesta Scania, após montada e entregue ao cliente, quando carregava como que por encanto o caminhão torcia de novo. Daí durante o curso ministrado na empresa, trouxemos o caminhão a maquina de alinhamento para retirar a tensão remanescente e para com o efeito zig zag.



Faz-se necessário também bater com uma marreta de 5kg, a cada metro do chassis, logo em cima das travessas, jumelos e montanheiras. O chassis deverá ser vibrado para que não fique nenhuma tensão do serviço de desempeno.



Obs: Recomendamos sempre o uso de EPIs durante nossos treinamentos, porém não temos responsabilidade pelo não uso dos equipamentos pelos participantes, sendo de responsabilidade da empresa contratante.




Uma das maiores duvidas dos serviços de chassis são as bplhas de alma de chassis, geralmente causadas por acúmulo de tensão remanescente em um único ponto do chassi. 
Se não retirada de forma correta, ao colocar-se uma nova carga, e não retirada a tensão, o chassis volta a empenar de forma cruel, e a empresa perderá a confiança de seus clientes.

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