Desempeno por chama, a quente ou a frio

 



 Em desempeno por chama, você verá que chapas dos chassis não são temperadas e que as forças e efeitos físicos fazem toda diferença para o desempeno e que forma correta de desempenar uma chapa de chassis é somente por chama.

No primeiro momento devemos conhecer esta coluna que demonstra pela coloração, qual a temperatura aproximada para nosso trabalho.


Devemos entender que o ponto crítico de uma chapa de chassis é aproximadamente 1.200º C, ou seja, o ponto em que a chapa começará a derreter e assumir outra forma. A forma líquida!
Desta maneira não podemos chegar a este ponto de calor, pois dessa forma iremos cortar o chassis e provocar alteração na chapa, concentrando níveis de carbono elevados neste ponto e posteriormente rachaduras do tipo "pé de galinha" ou raios ao redor de furos dos parafusos.

O aço de um chassis tem aproximadamente 18% de nióbio, base química que enriquece o aço chassis e causa sua propriedade:
Flexível ou elástica, não podendo ser dura ou plástica.

O chassis de caminhão, tem que ser maleável e absorver as tensões dinâmicas durante o trabalho, e reagir permitindo que seja flexionado e colte a sua forma inicial.

Porém, quando torcido além de sua capacidade de recuperação, ele ganha forma, daí empena. Uma força local foi maior que a capacidade de flexão e se dilatou, portanto para se contrair , devemos fazer um trabalho técnico de contração e desempeno.





Coloque antes e depois do ponto de aplicação do calor, panos umidos, desta forma será feito um trabalho físico que reduzirá o esforço dos pistões no desempeno.






O empeno deverá ser retirado conforme na foto, pois houve uma dilatação. Por isso, terá que ser desempenado por chama, para que este volte ao seu comprimento original.
Em peças planas, aplica-se calor em forma de bolinhas enquanto nas curvas do chassis, covinhas, conforme no desenho.







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