Serviço de desempeno

 



Bem vindo ao serviço de desempeno, nesta página você aprenderá como desempenar um chassis. As fotos são de cursos já realizados por mim no Brasil e no exterior, de forma fácil e sem complicação demonstro aqui como você poderá desempenar seus serviços e ganhar muito dinheiro. 

Não deixe de visitar antes as outras paginas citadas, pois elas lhe darão base para fazer seu serviço com técnica e de forma rápida e segura. 

Bons estudos.

Existem basicamente quatro tipos de empeno:

Desvio frontal ou traseiro, suas causas podem ser diversas, geralmente uma batida frontal e a causa.


Erroneamente este seria o ponto de trabalho para qualquer pessoa, porém, o outro ponto de empeno logo a frente é o causa do desempeno.


Deverá ser medido com uma trena e convertido para graus ou milímetros, estude na pagina de metrologia e se oriente para este diagnóstico.


Aplicando-se a pressão no ponto certo, tratando com calor e água da forma correta e medindo sempre para acompanhar o andamento, você terá o serviço pronto em questão de quatro horas em média.
Sem precisar desmontar nada.




Quando pronto, basta pintar e entregar ao cliente.




O outro lado, bom este anda sozinho pois estava sob pressão e ajudará a voltar para o lugar o serviço feito de forma correta.






O reparo não é difícil, se aplicarmos a tensão de reparo na posição correta, para isso veja a pagina de orçamento de diagnóstico.


                               Pressão
                 apoio                                            apoio



No segundo tema abordado temos a diferença de pontas ou desvio longitudinal, este tipo  de empeno dar-se muitas vezes por colisões frontais ou traseiras.

Um dos lados do chassi anda para frente, causando desvio em ambos os eixos e o desgaste de pneus é evidente. Quebra dos coxins de caixa, motor, diferencial entre outros.

Este empeno é bem fácil de ser detectado e atinge todos os tipos de chassis de caminhonetes e SUVs a caminhões trucados. Já em carretas é bem mais difícil acontecer.





Em nossos equipamentos que fabricamos, facilitamos o desempeno desta modalidade pela versatilidade de nossa máquina, porém, em outros equipamentos essa prática se faz com algumas dificuldades.

Empurramos um lado e do outro puxamos


Temos que apoiar as laterais pois o chassi tende a rabiar lateralmente.









Após esse procedimento deverá ser retirada a tensão remanescente, conforme orientação da pagina a ser estudada.

Como multiplicar a força de um cilindro?

É simples fazer isso, basta posicionar os pistões desta forma como na imagem:

50 tons                                                50 tons
apoiando


50 tons se transformam em 100 tons

Isso é física vetorial a força aplicada e um somatório das forças resultantes no apoio mais a força aplicada.


Distorção frontal ou traseira ou em ambos os lados.






O caminhão de exemplo coletava areia em um rio, ao iniciar seu trajeto ainda com a caçamba pouco elevado veio a tombar.



Isso é muito comum e corriqueiro no meio do transporte com caçambas, basicamente não tem como ser evitado, pode-se tomar algumas precauções ( Veja na pajana de precauções).

A distorção é muito simples se atentarmos para os detalhes deste treinamento, já conhecedores de metrologia, QSMS e técnicas de desempeno por chama e tensão remanescentes, podemos iniciar nosso desempeno.

Para esse empeno, não necessita desmontar o caminhão, caso sua empresa opte por desmontar e ganhar dinheiro com essa desmontagem e remontagem, também pode ser feito.


Com auxílio de um nível bolha e um inclinômetro e um giz de cal branco, marque o chassi de um metro em um metro, em seguida  meça o chassis o chassi com um nível ou um inclinômetro. (Veja na pagina de orçamentos o link ferramentas e baixe o laudo correspondente na pagina de laudos).

Determine o ponto exato onde esta empenado e onde não há o empeno, antes disso nivele o chassis com os hidráulicos independente  das molas, no meio do chassi terá um ponto de equilíbrio entre a distorção.




Meça todos os pontos e determine quais os pontos de empeno e se mara direita ou para esquerda, se na frente ou atras ou em ambos os lados.
Daí se procede o desempeno.
Em carretas, devemos coloca-la sobre um cavalete, prevenindo o retrabalho nas patolas da carreta, logo após coloca-se os cilindros e as correntes de ancoragem.






Observando o ponto de dilatação, aplica-se calor conforme exposto na pagina de desempeno por chama.





 Selamento ou Arqueamento 

Esta deformação é muito comum, na maioria dos acidentes pode ocorrer e é de fácil diagnóstico pelo alinhador. Basta um nível e sua folha de laudo disponível na pagina de laudos, o alinhador deverá medir o chassis logitudinalmente, conforme a foto abaixo, estando fora de nível as vigas da longarina na frente, nomeio ou atras, estará selada.
Observe os tipos de chassis alguns tem desníveis normais e temos que conhecer os tipos de chassis ( veja na pagina de plantas de chassis).


                              


Esta Ford Ranger estava com um selamento na frente do chassis, fazendo que o veículo ficasse puxando e com ângulo de caster desigual de um lado para o outro. 
Identificado pelo ponto de dilatação, causado por uma colisão antes do atual proprietário comprar e possível causa do antigo proprietário a vender este carrão.
Ele foi depreciado em R$10.000,00 e o reparo custou R$3.500,00.






Nenhum comentário:

Postar um comentário